• Descubra quais os critérios de contracção e reembolso do capital de um empréstimo profissional para projectos de criação ou aquisição de empresa e de desenvolvimento de crescimento da sua actividade profissional já em funcionamento.

Como funciona um empréstimo comercial profissional?

O empréstimo profissional é um financiamento bancário concedido a um gestor para financiar o desenvolvimento da actividade comercial da sua empresa, mas também a pessoas singulares ou colectivas que pretendam fundos para criar uma nova empresa ou comprar um negócio existente.

Um empréstimo profissional é denominado “depreciável” quando você toma emprestado o capital alocado para um projeto empresarial e o reembolsa gradualmente ao longo de um período estipulado na oferta de empréstimo. O ritmo das prestações pagas ao banco é efetuado num intervalo adaptado à capacidade de reembolso da sua empresa e à sua disponibilidade de capitais próprios. Podem ser pagamentos mensais, trimestrais, semestrais ou anuais. Cada um destes reembolsos inclui parte do capital emprestado, a remuneração do banco (juros bancários, taxas administrativas) e as diversas garantias.

Um gestor pode contratar um empréstimo bancário profissional para evitar que gaste, parcial ou totalmente, o fluxo de caixa disponível de sua empresa. Qualquer pessoa singular ou colectiva tem o direito de solicitar financiamento para desenvolver ou criar a sua empresa, qualquer que seja a sua dimensão (EMV, PME, grande empresa, etc.) ou a sua forma jurídica.

Tudo o que você precisa saber sobre as condições de reembolso de empréstimos bancários para uma empresa

O estabelecimento bancário que concorda em liberar recursos para financiar o seu projeto deve informá-lo sobre as condições de reembolso, incluindo: o capital emprestado, o período de reembolso e a taxa percentual anual (TAEG).

Observe que a TAEG permite calcular o custo total do crédito deduzindo o valor do capital. Consiste:

  • a taxa nominal (juros bancários);
  • a taxa de seguro  ;
  • do montante dos custos adicionais (nomeadamente taxas de administração).

Uma tabela de amortização também deve ser fornecida após a assinatura da oferta de empréstimo profissional. Detalha para cada pagamento o valor dos prazos de vencimento, o capital restante devido, a parcela dos juros e a data de saque.

O período de amortização de um contrato depende da capacidade financeira da empresa e do valor do investimento. É portanto um financiamento que pode ser fixado a curto, médio ou longo prazo.

Dependendo do projeto profissional que o gestor empresarial pretende financiar, o valor emprestado poderá ser reembolsado em:

  • menos de 2 anos, quer para necessidades de fluxo de caixa, quer para projetos de pequeno montante;
  • entre 2 e 7 anos para todas as outras necessidades, excluindo a compra de imóveis;
  • até 15 anos, ou mesmo 20 anos, para aquisição de imóveis comerciais (instalações, escritórios, fábrica, etc.).
Bom saber :

Muitas vezes, os contratos de empréstimo incluem cláusulas que permitem à empresa pagar antecipadamente o capital restante antes da data final indicada.

Observe que o crédito profissional não tem realmente um limite máximo para o capital que pode ser obtido em um banco. Nesse caso, o capital liberado é calculado de acordo com a necessidade de financiamento, a qualidade do plano de negócios do gestor e a saúde financeira da empresa. O valor do empréstimo pode, nesta lógica, atingir vários milhões de euros. A única condição é que o responsável pelo banco considere que a empresa tem capacidade para reembolsar o capital até ao termo do contrato.

Quais os critérios bancários para obtenção de acordo após pedido de crédito profissional?

Redação detalhada de um plano de negócios e um estudo de mercado

A preparação e a argumentação andam de mãos dadas quando um gestor deseja contactar uma instituição de crédito. Com efeito, o interlocutor só condicionará um contrato de financiamento se tiver sido realizado um plano de negócios, à semelhança de um estudo de mercado. Esses elementos vão te ajudar a entender o projeto e argumentar como ele trará benefícios reais para sua atividade comercial. Não se esqueça de calcular com precisão o seu orçamento e principalmente o capital que você precisa emprestar.

Seja para desenvolver, criar ou comprar uma empresa, é necessário, portanto, projetar os resultados financeiros esperados ao longo de vários anos. Deve então ser fornecida uma previsão do volume de negócios, do excedente operacional bruto (EBE), da margem e do lucro líquido. Caso a sua necessidade diga respeito à retoma de uma atividade existente ou ao desenvolvimento do seu negócio, terá também de indicar os resultados dos últimos 3 anos. Uma comparação será então realizada pelo banco para decidir se a sua previsão não é utópica, mas sim alcançável.

No seu processo de tomada de decisão, o banco analisa também, durante a avaliação de viabilidade do pedido de financiamento, o estudo de mercado que deve ser concluído. Deve mencionar precisamente o setor em que a sua empresa atua, as suas oportunidades e ameaças, mas sobretudo como se posiciona face à concorrência (quota de mercado, notoriedade, etc.).

Tendo estudado este plano de negócios e a situação financeira da sua atividade comercial, os seus pontos fortes e fracos, o banco poderá dispor de informação suficiente para tomar a decisão de lhe conceder ou não um empréstimo profissional. Durante as entrevistas de apresentação com o banqueiro, você deve ter uma atitude séria, mostrar sua motivação e seu senso de negócios. Seja convincente e proativo, o especialista bancário deve estar tão comprometido quanto você, ou até mais, com o sucesso do seu projeto empresarial.

Nossa experiência:

As condições de financiamento serão melhores se o seu negócio tiver fluxo de caixa abundante, bons resultados e poucos ou nenhum incidente de pagamento. Todos os indicadores que demonstram a sua solvência serão uma oportunidade para você negociar uma melhor taxa de juros nominal, o que reduzirá o custo do crédito profissional. Antes de solicitar um empréstimo profissional online ou em uma agência, cuide das contas da empresa o mais cedo possível.

A empresa deve pagar uma contribuição de 10 a 30% para obter financiamento bancário

A contribuição para um empréstimo profissional é, em princípio, uma quantia em dinheiro que o mutuário deve pagar para reduzir o capital que o banco lhe concederá. Este é um critério muitas vezes exigido para o financiamento de projetos profissionais. Ao liberar um valor de empréstimo menor, o banco ficará menos exposto em caso de não pagamento da dívida.

Num empréstimo bancário, a contribuição permite, portanto, melhorar a qualidade do seu processo. Na verdade, ao pagar uma quantia proveniente do fluxo de caixa da sua empresa ou das suas finanças pessoais, você demonstrará ao banco que está seriamente comprometido em financiar este projeto.

A contribuição que deve ser feita não é calculada em valor, mas sim em percentual do investimento total. Varia dependendo dos tipos de projeto expressos pelos gestores:

  • para um projecto de criação de empresa, a contribuição é muitas vezes igual ou superior a 30% do custo total;
  • para um projecto de aquisição de empresa ou de desenvolvimento da sua actividade comercial, a contribuição situa-se entre 10 e 30% como regra geral.

No entanto, é difícil estimar antecipadamente com precisão o montante da sua contribuição. É o estabelecimento bancário, durante o estudo do pedido de financiamento, que decidirá calcular a parcela que deve representar.

Podemos obter financiamento profissional sem ajuda financeira?

Regularmente o sucesso de uma solicitação de financiamento, que resulta na liberação de recursos, depende da diversificação de fontes para financiar o seu projeto empresarial. Concretamente, deverá angariar o montante total necessário para o seu investimento através de uma contribuição pessoal, de um empréstimo bancário, de regimes de ajuda financeira, mas também de métodos de financiamento alternativos.

Este acordo financeiro complexo, mas eficaz, incentivará um banco a concordar em investir no projecto porque o risco de não reembolso será diluído entre os diferentes métodos. A organização de crédito ficará, portanto, menos exposta se a sua empresa enfrentar dificuldades no futuro.

O seu empréstimo profissional amortizável pode assim ser combinado com diversos regimes de auxílios à criação, aquisição ou mesmo desenvolvimento de uma atividade comercial. ACRE, NACRE, subsídios locais e regionais, etc. Durante a preparação do seu processo, o nosso conselho é contactar a Câmara Municipal, o Pôle Emploi e a Câmara de Comércio e Indústria do seu departamento para conhecer os seus direitos.

O simples facto de aceitar um empréstimo profissional reembolsável enviaria, no seu plano de financiamento, um sinal errado ao banco. Existem outras formas de os empreendedores angariarem fundos para injetarem no lançamento da sua empresa ou no seu desenvolvimento: “love money”, crowdfunding, aumento de capital ou mesmo angariação de capital para investimento ou “business angels”.

Que projetos empresariais podem ser financiados com uma oferta de crédito profissional?

Com ofertas de crédito amortizável para empresas, um gestor pode encontrar uma solução personalizada para financiar todas as necessidades ligadas à sua atividade comercial, tais como:

  • caixa para financiar suas necessidades de capital de giro necessárias para completar o ciclo operacional;
  • projetos para desenvolver estratégias de crescimento da sua atividade;
  • aquisição de bens de capital, veículos ou estoque de bens (matérias-primas, etc.);
  • a compra de imóveis comerciais;
  • financiar a diversificação das atividades profissionais;
  • a aquisição de uma empresa, etc.

Financie seus projetos empresariais e desenvolva seu negócio

A empresa pode financiar suas necessidades de fluxo de caixa de curto prazo

O crédito em dinheiro profissional permite que você peça emprestado uma quantia que usará para pagar suas despesas operacionais de seu ciclo operacional e seu desenvolvimento.

O dinheiro, constituído por capital próprio, pode satisfazer muitas das suas necessidades de curto prazo e, particularmente, o seu WCR. O objetivo é que você evite lacunas no fluxo de caixa pagando suas faturas com a expectativa de arrecadar receita de seus clientes.

O empréstimo de capital para aumentar suas reservas de caixa geralmente é reembolsado rapidamente ao banco. Com efeito, a duração raramente ultrapassa alguns meses neste caso, com um limite máximo de 2 anos.

Bom saber :

Sua necessidade de fluxo de caixa também pode ser financiada por meio de uma operação de factoring, obtendo adiantamentos regulares.

Peça emprestado para desenvolver o crescimento da sua empresa e adquirir suas necessidades materiais

Graças ao financiamento bancário dedicado às empresas, tem a possibilidade de financiar com sucesso todos os seus projectos que visam implementar as suas estratégias comerciais: melhorar a sua produtividade, desenvolver o seu volume de negócios, lançar-se num novo mercado, etc.

Esses projetos de crescimento podem se referir às suas necessidades de equipamentos, mas também é possível investir para desenvolver seus recursos intangíveis. Aqui estão vários exemplos:

  • aquisição de um ou mais veículos profissionais (automóvel comercial, utilitário, caminhão, veículo de construção, etc.);
  • aquisição de equipamentos de todos os tipos (equipamentos de informática, móveis, etc.);
  • renovação de frota de máquinas industriais;
  • obras de renovação e melhoria nas instalações da empresa;
  • expansão da atividade internacionalmente;
  • pesquisa e desenvolvimento (P&D);
  • aquisição de empresa (LBO e OBO), etc…

Investindo na compra de muros comerciais

Os estabelecimentos comerciais são imóveis onde é possível realizar o seu ciclo operacional. Sua empresa pode ter três interesses principais em investir em instalações:

  • tornar-se proprietário das paredes das instalações onde desenvolve a sua atividade profissional;
  • fazer um investimento de arrendamento para que a sua empresa obtenha rendimentos fundiários através de um arrendamento comercial ou de um arrendamento precário;
  • financiar ações em um SCI profissional.

Com todas as ofertas de crédito profissional, poderá obter uma solução à medida da sua situação e das suas necessidades. Para financiar imóveis comerciais , o que representa um grande investimento, é possível, por exemplo, contrair um empréstimo multado ou amortizável que pode durar até 20 anos.

Bom saber :

Se a sua empresa não possui instalações próprias (escritório, comércio local, armazém, garagem, etc.) e pretende alugá-las, poderá ter que financiar um Pas-de-porte. Esta é uma compensação por vezes reivindicada por um proprietário, antes de assinar um contrato de arrendamento comercial. Se desejar manter o patrimônio da sua empresa, você pode pedir capital emprestado para financiar o custo do Pass-de-porte.

Financiar a criação de uma empresa ou a aquisição de uma empresa

Quer se trate de criar o seu negócio ou de comprar um negócio já existente, necessitará de financiamento para realizar o seu projeto profissional.

As ofertas de criação ou aquisição de uma empresa abrangem todas as atividades e todos os setores. Podem fornecer-lhe uma solução adaptada tanto à dimensão da sua empresa (Microempresa, VSE, PME, Grande empresa, etc.), à sua forma jurídica como à sua organização (SARL, SA, SAS, EURL, empresa de joint venture ).ações, SCI, etc…).

Aqui está uma lista não exaustiva de setores e atividades comerciais envolvendo bens e serviços que podem ser financiados através de um empréstimo comercial:

  • industrial;
  • autoempreendedor;
  • comércio local (padarias, pastelarias, talhos, etc.);
  • bens e serviços ;
  • profissões liberais;
  • artesão;
  • agricultor;
  • criação de qualquer marca de franquia e desenvolvimento de sua rede;
  • hotelaria e restauração;
  • profissionais do setor imobiliário (revendedor imobiliário, incorporador ou proprietário de terras),
  • companhias de construção;
  • profissões médicas;
  • startups e fintechs, etc…

Como solicitar um empréstimo profissional online?

Com a Solutis você se beneficia de expertise com todas as ofertas de crédito profissional disponíveis para criar, comprar ou desenvolver uma atividade comercial. Ao ter acesso às melhores ofertas atuais do mercado, o seu projeto será financiado com as condições mais atrativas, ou seja, à taxa mais baixa em vigor consoante a sua situação.

Consultores especializados irão apoiá-lo no estudo da viabilidade do seu projeto profissional. Antes de lhe apresentar uma oferta personalizada, um conjunto de critérios são tidos em conta na análise de viabilidade:

  • a natureza do seu projeto e o valor desejado;
  • seu faturamento e lucratividade;
  • suas dívidas sendo pagas;
  • seu plano de negócios;
  • o valor da contribuição prevista na operação;
  • o auxílio público para o qual você é elegível;
  • o seu setor de atividade;
  • a sua localização geográfica e a sua importância relativamente à atividade da empresa;
  • a sua experiência profissional na área de atividade;
  • garantias (hipoteca, depósito, penhor, etc.).

Qualquer tipo de projeto pode ganhar forma, qualquer que seja o seu nível de complexidade, graças ao apoio dos consultores que o ajudarão a torná-lo realidade. Em primeiro lugar, basta preencher o nosso formulário de pedido de crédito profissional disponível online e gratuitamente. Um especialista entrará em contato com você para orientá-lo até que os fundos sejam liberados.